A Lean Construction – parte 3/5
A implementação da Lean Construction passa necessariamente pela quebra de paradigmas segundo J.D.Admas, um “Processo de Mudanças” passa por fases claramente definidas, desde o Choque e a Negação até a Integração e Absorção do tema aos hábitos das pessoas e da organização.
O Processo de Mudança na Industria da Construção Civil para a implementação da Lean Construction ainda está muito lento e mal interpretado. O papel de cada Stakeholder no processo construtivo não foi entendido.
Da mesma forma que aconteceu na indústria quando do início da implementação da Lean Manufacturing, conforme as empresas pioneiras mostravam resultados significativos e vantagens competitivas o mercado se mostrou aberto para ouvir e entender um pouco mais sobre esta nova Filosofia.
Estamos passando por isso neste momento na Construção Civil.
Uma mudança de um Processo Produtivo ou Sistema de Gestão sempre requer um enorme esforço de todos, desde o início. Tais mudanças geralmente requerem também investimentos, sejam de tempo, financeiro ou de pessoal.
Porém, precisamos entender e aceitar que não podemos simplesmente fazer as coisas da mesma forma anos e anos.
Precisamos estar abertos a novos conceitos e filosofia de trabalho, se quisermos realmente nos diferenciar e aumentar nossa capacidade competitiva.
Sempre escutamos algumas frases típicas como desculpa para a não implementação da Lean Construction:
Sempre trabalhei desta forma;
Não tenho tempo para isto;
Isso vai dar muito trabalho;
Este tema não está sob minha responsabilidade;
É outro modismo que passará rapidamente;
Isso só é possível no exterior, e não aqui no Brasil;
Já passamos por algo parecido assim antes;
É hora de mudar este paradigma. A engenharia no Brasil, precisa tomar uma postura mais aberta e inovadora, indo na direção para elevar a eficiência, a produtividade, a rentabilidade e a satisfação dos clientes.
A Lean Construction tem estes conhecimentos e ferramentas para ajudar na transformação dos nossos canteiros de obras.
Fonte:Iopex