top of page

LIDERANÇA – Segredos para Quem Quer Liderar a Si Mesmo

A verdade é que, para sermos “bem-sucedidos” num empreendimento, precisamos “aprender” a deixar de “ser obstáculo” para o nosso “próprio caminho”. Trata-se de “uma verdade” que vale tanto para “líderes” quanto para “qualquer pessoa”. Por saber a “muitos anos” que a pessoa “mais difícil” de liderar “sou eu mesmo” (John C Maxwell), tomei algumas “iniciativas” que me deixaram “de me tornar” obstáculo. Ao mesmo tempo em que colocava essas quatro “iniciativas em prática”, eu tentava me “liderar melhor”, o que seria “pré-requisito” para liderar outras pessoas:

1. Aprenda a se submeter à autoridade dos outro


O bispo Fulton J. Sheen declarou: “A civilização está “sempre em perigo” quando o direito de comandar “é concedido” àqueles que nunca “aprenderam a obedecer”.”

Apenas o líder que passou “da experiência de ser liderado” e se saiu bem, “sabe como exercer” a liderança de maneira eficiente. A boa liderança exige “a compreensão” do mundo em que “vive os liderados”. A “interação torna-se melhor” porque você passou pelo o que “eles estão” passando. Sabe muito bem “o que significa” estar “sob a autoridade” e, por essa razão, tem uma “noção apropriada” sobre o exercício da liderança.


2. Desenvolva à autodisciplina


Conta-se que um dia, Frederico, o Grande “Rei da Prússia”, estava caminhando pela periferia de Berlim, quando encontrou um “homem muito idoso” que seguia empertigado e resoluto na direção oposta.

- “Quem és?” – perguntou Frederico ao súdito.

- “Sou um Rei” – respondeu o velho.

- Um Rei! – gargalhou Frederico – “Sobre qual reino?”

- “Sobre mim” – foi a resposta orgulhosa daquele senhor.

Cada um de nós, é “um monarca” sobre a “própria vida”. Somos “responsáveis” pelo governo de nossas “ações e decisões”. É preciso “caráter” e “autodisciplina” para tomar “decisões boas e coerentes”, fazer correto quando necessário e “refrear o impulso” dos erros repetidos. “Sem esforço” deixamos de exercitar o “autocontrole”.


3. Exercite a sua paciência


Os líderes que conheço (John C Maxwell) costumam “ser impacientes”. Eles olham para “o futuro”, pensam com “antecedência” e logo desejam “seguir adiante”. Isso “pode ser positivo”: estar a um passo à frente faz você um líder. No entanto, isso também “pode ser ruim”: estar cinquenta passos adiante faz de você mártir.

Geralmente “as realizações” que vale a pena “são demoradas”. “Não existe” esse negócio de “poder instantâneo” ou “maturidade imediata”. Estamos acostumados demais com chocolate “instantâneo”, café “solúvel” e pipoca de “micro-ondas”. Só que um lider “não se forma” da “noite” para o “dia”. Líderes de micro-ondas “não possuem” o poder da “perenidade”. O conceito de liderança “seria melhor representado” por uma “panela de barro”: nela, “o alimento” leva mais tempo para “ser preparado”, mas o “produto final” “compensa a espera”.


4. Procure alguém a quem possa prestar contas


As pessoas que “sabem se liderar” conhece bem um segredo: elas “não podem confiar” em si. Os bons líderes “sabem que” o “poder pode” ser extremamente “sedutor” e têm “consciência” de sua falibilidade. Ser um líder e “negar isso” pode ser “muito perigoso”.


Muita gente acredita que a prestação de contas é a disposição de explicar as próprias ações. “Porém”, o processo começa “bem antes” de nossas decisões, quando “ouvimos o conselho” dos mais experientes. Para os líderes, em especial, é comum seu “desenvolvimento” em “cinco estágios”:


1. Não “queremos” nenhum “conselho”.

2. Não “recusamos” o “conselho”.

3. Achamos o “conselho” “bem-vindo”.

4. “Buscamos” efetivamente o “conselho”.

5. “Costumamos” seguir o “conselho” que recebemos.


A disposição “de buscar e aceitar” o conselho é um ´ótimo indicador de “responsabilidade”. Se você leva em “consideração o conselho logo no início” – antes de agir -, é “menos provável” que saia da trilha. Muitas iniciativas dão errado porque as pessoas “não prestam contas” a ninguém desde “o início do processo”.


Fonte: John C. Maxwell


Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page