LIDERANÇA – Para avaliar o desempenho de um líder, observe seus liderados
Earl Weaver, ex-gerente do time de beisebol do Baltimore Orioles, era conhecido por atormentar e discutir com os árbitros dos jogos o tempo todo. Uma das perguntas clássicas que ele fazia aos juízes logo no inicio das partidas era: “Isso vai melhorar ou não vai passar disso?” trata-se de uma pergunta que todo líder deveria fazer a si mesmo. Sabe porque razão? Porque o desempenho do líder influencia, em grande medida o desempenho do time.
Se você deseja saber como está se saindo como líder (ou se quer analisar a liderança de qualquer outra pessoa da organização), faça as quatro perguntas a seguir:
1. As pessoas seguem sua liderança?
Todos os líderes possuem duas característica comum: primeiro, estão indo para algum lugar; segundo, são capazes de persuadir outras pessoas a acompanhá-los. Num sentido prático, a segunda característica é o que separa os verdadeiros líderes daqueles que fingem sê-lo. Se alguém que ocupa uma posição de liderança não consegue formar seguidores, então essa pessoa tem um cargo, mas não é um líder de fato. Não existe líder sem liderados.
Toda vez que um bom líder toma uma atitude correta a partir de motivações corretas, o relacionamento se fortalece e a equipe se torna ainda melhor.
Na condição de líder, você nunca deve esperar a lealdade dos outros antes de construir um relacionamento e conquistar a confiança.
Você pode comprar o tempo de um homem; pode comprar sua presença física em determinado lugar; pode comprar certa medida de seus hábeis movimentos musculares por hora. No entanto, não pode comprar o entusiasmo...não pode comprar a lealdade...não pode comprar a dedicação do coração, da mente e da alma. Essas coisas devem ser conquistadas.
2. Os líderes estão mudando?
A disposição de mudar, em nome do próprio desenvolvimento é outro critério fundamental para detectar o sucesso de um líder. Não é possível progresso pessoalsem mudanças. O presidente Harry S. Trumam comentou: “São os homens que faz a história, e não o contrário. Em período nos quais não há liderança, a sociedade para. O progresso ocorre quando líderes corajosos e habilidososaproveitam a oportunidade para promover mudanças positivas.”
Líderes só são capazes de aproveitar oportunidades quando suas equipes estão dispostas a mudar. Uma parte considerável da liderança consiste em cultivar nas pessoas essa disposição de seguir o líder rumo ao desconhecido com base na promessa de algo muito grande. Isso não pode acontecer sem mudanças. Ironicamente, os líderes não mudam as pessoas. Eles são, na verdade, agentes de mudanças, promovendo suporte externo para a decisão.
Jimmy Johnson, que levou o time de futebol americano da Universidade de Miami a um campeonato nacional, explicou a importância de se criar um ambiente adequado:
“Meu papel como treinador era fazer três coisas:
· 1 – Levar as pessoas comprometidas com a equipe para dar o melhor de si.
· 2 – Eliminar aqueles que não estavam dispostos a assumir esse compromisso.
· 3 – Que era a mais importante de minhas responsabilidades criar uma atmosfera na qual todos pudessem cumprir os objetivos próprios e aqueles que havíamos definido para o nosso time. Eu queria envolve-los no ambiente mais adequado e delegar responsabilidade, de modo que eles pudessem desenvolver-se ao máximo.”
3. As pessoas estão se desenvolvendo?
A disposição de mudar pode ajudar uma organização a se aperfeiçoar, mas para que a organização alcance o melhor de seu potencial, é necessário algo mais. As pessoas precisam continuar crescendo.
O escritor Dale Galloway afirma: “Promover crescimento e desenvolvimento pessoal é o maior chamado de um líder.” Não há como deixar de concordar. Há muita conversa no mundo dos negócios sobre processo de descoberta e recrutamento de bons profissionais, e reconheço que isso é mesmo importante. Mas, ainda que você descubra o melhor profissional do mundo, se ele não se desenvolver, a concorrência que está promovendo o crescimento de seu pessoal logo estará na frente. Os líderes potencializam os liderados. E isso é muito importante, pois promover o crescimento das pessoas gera o crescimento para a organização.
Walter Bruckart, ex-vice presidente da Circuity City, rede de lojas especialista em produtos eletrônicos afirmou que cinco fatores mais importante para alcançar a excelência em uma empresa são as pessoas, as pessoas, as pessoas, as pessoas, as pessoas. Como líder o meu sucesso no desenvolvimento das pessoas dependerá do seguinte:
· Alta avaliação das pessoas – é uma questão de atitude.
· Alto comprometimento com elas – é uma questão de tempo.
· Integridade nos relacionamentos – é uma questão de caráter.
· O melhor padrão em relação a elas – é uma questão de estabelecimento de metas.
· Influência positiva – é uma questão de liderança.
4. As pessoas estão no caminho do sucesso?
O treinador de basquete Pat Riley, que conduziu dois times ao campeonato da National Basketball Association (NBA), fez o seguinte comentário a seguir - Acho que os parâmetros para um líder medir se está fazendo ou não um bom trabalho são os seguintes:
· As vitórias e derrotas.
· Os resultados finais.
· A análise visual objetiva e subjetiva de como as pessoas estão se aperfeiçoando e crescendo. Se elas estão alcançando melhores resultados, acredito que o produto inteiro está ficando melhor.
O melhor critério de avaliação de uma liderança é sempre o resultado de seu trabalho. Um líder pode impressionar os outros quando faz sucesso, mas eles os influencia quando seus liderados também são bem sucedido. Se uma equipe, um departamento ou uma organização não está alcançando o sucesso, a responsabilidade é, em última análise, do líder.
Fonte: John C. Maxwell
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