top of page

LIDERANÇA – Mantenha o Foco nas Prioridades

Manter o foco nas prioridades foi o que mais mudou a minha vida. Lembro-me muito bem da frustração de trabalhar duro quando ocupei minha primeira posição de liderança como pastor sabendo que eu não era um líder eficaz. Passei a maior parte do tempo aconselhando as pessoas e cuidando de tarefas administrativas secundárias. Dedicava muito tempo a isso, mas via poucos resultados positivos daquele esforço. Foi um período de muita insatisfação.


Meu momento de descoberta aconteceu em uma das aulas da faculdade onde eu estudava Administração de Empresas. O professor estava ensinando a Lei de Pareto, também conhecida como Princípio 80-20, segundo o qual 80% das consequências são resultado de 20% causas. Quando ele explicou o impacto desse princípio, meus olhos se abriram.

Ele comentou que:

·         80% dos engarrafamentos ocorrem em 20% das estradas.

·         80% da cerveja produzida é consumida por 20% das pessoas que bebem.

·         80% da participação na aula é creditada a 20% dos alunos.

·         80% das vezes você usa 20% de suas roupas.

·         80% dos lucros são gerados por 20% dos consumidores.

·         80% dos problemas são causados por 20% dos funcionários.

·         80% das vendas são resultado de do trabalho de 20% dos vendedores.

·         80% de todas as decisões podem ser tomadas com 20% da informação disponível.

 Que descoberta impressionante! Aquilo significava que 20% de minhas atividades eram dezesseis vezes mais produtivas do que os 80% restantes. Se eu quisesse reduzir a complexidade de minha vida e aumentar a minha produtividade, então eu precisaria focar no melhor, que estava incluído nos 20%. Naquele dia, eu e o restante da turma nos demos conta de duas coisas: Primeira – eu estava com excesso de atribuições e segunda – minhas tarefas, de maneira geral, eram tarefas erradas. E não existe melhor receita para uma vida ineficaz!

 

Fonte: John C. Maxwell

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page