LIDERANÇA – É nos momentos decisivos que sua liderança se define. Como definirão VOCÊ?
Se você já conhece minha filosofia de liderança (John C. Maxwell) e meus ensinamentos em relação ao sucesso, então sabe que sou um grande entusiasta do crescimento pessoal. Acredito nisso. Porém, não acredito no sucesso de um dia para o outro. Eis por quê:
1. Momentos de definição nos mostram quem somos de fato
Em sua maior parte, os dias de nossa vida chegam e se vão; são todos muitos parecidos uns com os outros, e nenhum deles se destaca. Mas há uns poucos dias atípicos, que sobressaem porque oferecem oportunidades variadas: podemos aproveitá-los para nos destacar da turba ou podemos continuar sentados com o resto da multidão, deixando o momento passar. São situações definidoras, para o bem ou para o mal, que nos mostram de que realmente somos feitos.
Costumamos nos concentrar nos eventos importantes da vida, associados a épocas e realizações memoráveis. Com alegria, ansiamos pelo dia da formatura, do casamento ou da promoção no emprego. Mas alguns desses momentos de definição costumam surgir em meio a crises, de modo inesperado:
· Ter de enfrentar um fracasso pessoal.
· Manter a posição em determinada questão.
· Passar por algum tipo de sofrimento.
· Ter de perdoar alguém.
· Fazer uma escolha desagradável.
Às vezes, conseguimos pressentir a importância de determinadas situações, que se afiguram como verdadeiras encruzilhadas. Vislumbramos com clareza duas trilhas à nossa frente, uma nos levando para cima e outra para baixo. Em outras ocasiões, infelizmente, não as vemos tal como são. Só mais tarde, quando o tempo passou e olhamos para trás, conseguimos compreender a premência daquela hora. De uma forma ou de outra, esses momentos definem quem somos.
2. Momentos de definição mostram aos outros quem somos
Em geral, podemos usar máscaras e esconder quem verdadeiramente somos no dia a dia. Nos momentos de definição, porém, isso não é possível. Currículos nada significam. Não importa como trabalhamos o marketing pessoal. Imagem não quer dizer nada. Momentos de definição atraem holofotes diretamente para nós. Não temos tempo de dar explicações sobre os nossos atos. Seja o que for que tivermos dentro de nós é mostrado a todos. Nesses momentos de definição, nosso caráter não é construído: ele é revelado!
Para os líderes, os momentos de definição desvelam as pessoas que os seguem muito do que elas realmente desejam saber: quem é, de fato, aquele líder, o que ele defende e porque está ocupando aquela posição. Se bem administrado, um momento de definição é criar e/ou fortalecer laços entre líderes e liderados para o resto da vida. Se, porém, se não for bem administrado corretamente, um momento de definição pode custar a credibilidade e a capacidade de liderança.
3. Momentos de definição determinam que tipo de pessoas nos tornaremos
Você nunca mais será a mesma pessoa depois de um momento de definição. De alguma forma, se sentirá mobilizado. Pode ser para frente ou para trás, mas não tenha dúvida de que isso acontecerá. Quer saber por que? Porque os momentos de definição não são normais, e o que é normal não funciona nestas situações.
Penso nos momentos de definição como interseções em nossa vida, que nos proporciona uma oportunidade de dar a volta por cima, mudar a direção e buscar um novo caminho. Apresentam opções e oportunidades. Nesses momentos, devemos escolher. E essa escolha que fizermos nos definirá! O que faremos? Nossa reação nos coloca numa nova trilha, e essa trilha definirá quem nos tornaremos no futuro. Depois de um momento de definição, teremos passado por transformações definitivas.
Fonte: John C. Maxwell
Comments