top of page

Gestão da Logística na Lean Construction - Parte 1

Vou compartilhar conhecimentos e experiência na gestão da logística na lean construction em meu blog, por entender que a construção civil no Brasil precisa melhorar e muito sua produtividade e eficiência. E esta produtividade passa pela "gestão lean na logística dos canteiro de obras". Nos próximos artigos vou descrever com exemplos de dados e fatos de forma que os gestores de obras civis, principalmente da construção vertical, possa entender, testar e colocar em prática. O que posso dizer para vocês, é que é preciso estudar, estruturar o trabalho, treinar, treinar e treinar. Estou falando aqui, testar, errar, corrigir e de novo testar, testar, errar e corrigir novamente. Paciência, persistência e mais persistência.

1 - Conceituação da Logística

2 - Histórico da Logística na Construção Civíl

3 - Logística Contemporânea na Lean Construction

3.1 – Projeto do lay out do canteiro de obras

3.2 – Planejamento da Logística de Materiais

a - Recebimento

b - Estocagem

c - Montagem dos Kits de materiais

d - Expedição dos kits de materiais

3.3 - Operação Interna da Logística de Materiais

a - Planejamento semanal da distribuição vertical dos kits de materiais

b - Disposição dos kits de materiais na expedição da distribuição

c - Transporte vertical dos kits de matérias

d - Descida – Resíduos recicláveis


3.4 - Os ganhos de produtividade no uso do processo de logística lean

a - Jus in time

b - Nos materiais

c - Na produtividade


3.5 - Os ganhos de sustentabilidade do meio ambiente

a - Separação dos resíduos

b - Desperdícios de materiais minimizados

c - Organização e limpeza dos ambientes de trabalho

d - Clima organizacional positivo


4. Conclusão do uso da Logística Lean



1. Conceituação da Logística

Como definição do termo “logística”, é o sistema integrado de movimentação de materiais que permite fazer transações de movimentações de materiais entre fábricas, pátios e produção. Possui a funcionalidade de inventário geral e inventario rotativo com medição diária.


E falando de uma outra maneira, a logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bens, serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor – conceito incorporado nas empresas industriais, com vários benefícios ao bom desempenho das mesmas.


2. Histórico da Logística na Construção Civíl

No Brasil, o setor da construção civil ao longo dos últimos 40 anos não deu a devida importância às questões relacionadas à logística que tem influência direta nos resultados de produtividade das obras.


A preocupação dos gestores era, basicamente, com a área técnica e de execução. Não se acompanhou a evolução sentida em outros setores da indústria de manufatura, convivendo sempre com os desperdícios e a improvisação comum ao ambiente da construção civil. E esta cultura impregnou no segmento no Brasil até o final desta última década.


Isto pode ser entendido pelo fato de seus principais subsetores, edificações e construção pesada, apresentarem até então, baixa competitividade que conduziram a esta situação, principalmente no setor público onde felizmente, a operação lava jato, trouxe à tona a força da corrupção dos governos anteriores com as grandes empresas de construção pesada, que ganhavam fácil, sem ter a necessidade de se preocupar com a produtividade e eficiência do setor para brigar no mercado de livre concorrência. Felizmente agora, estamos acreditando de que a corrupção foi freada e esperamos que os novos governantes não deixem mais isto acontecer em nosso país.


A história da lean construction, se inicia com um grupo de pesquisadores com formação na engenharia civil e liderado pelo eng. Koskela no ano de 1.993. Estes pesquisadores estudaram os conceitos do lean manufacturing desenvolvida pelos os engenheiros da Toyota company depois da 2ª guerra mundial. O que eles fizeram e fazem até hoje, é utilizar estes conceitos, principalmente o de “eliminação dos desperdícios" nos processos de produção e adaptando as condições do setor da construção civil.


E neste caso da logística, iniciei estes estudos de como trabalhar a logística nas obras sob minha gestão, já em 2013 depois de ter participado do 21º Congresso da Lean Construction na cidade de Fortaleza no Ceará, onde tive a oportunidade de conhecer o eng. Koskela.

Vou procurar colocar além da minha experiência na Plaenge, agora a minha participação atualmente na Corpore Construtora e Incorporadora Ltda na cidade de Dourados MS.


No próximo artigo, vou falar o tema - " Logística Contemporânea na Lean Construction"


Site: www.rclc.com.br

e-mail:rogeriopc57@gmail.com

cel: 43 98854 3616



Posts Em Destaque
Posts Recentes