Visita da Construtora A.Yoshi à Corpore Dourados MS
No dia 11.02.20, tivemos o prazer de receber um grupo de engenheiros de uma das grandes e conceituada empresa de construção e incorporação da cidade de Londrina e do Paraná, chamada Construtora A.Yoshi.
Entre eles estavam presentes na visita, o Eng. Luis Carlos (Gerente de Engenharia de Londrina), o Eng. Thalmus (Planejamento e Controle), o Eng. Pedro Mota (Gerente de Engenharia de Maringá), o Eng. Cléber Sagae (Eng. Residente), Sidnei (Mestre de Obras), Enga. Letícia (P&D).
O objetivo da visita, era o compartilhamento dos conceitos de gestão da lean construction e o uso do trenzinho da produção montado com base na “linha de balanço”, “nos pacotes de trabalhos”, “just in time” e no acompanhamento diário através das reuniões das 17:00 – 17:30 hs com as lideranças da produção e também da gestão do acompanhamentos dos custos de cada empreendimento utilizando o ERP.
Primeiramente, através de uma pequena reunião no escritório da Corpore Construtora e Incorporadora, apresentamos conceitualmente o nosso formato de trabalho de gestão das obras, para transformar a teoria dos planejamentos de longo prazo (PLp), de médio prazo (PMp) e de curto prazo (PCp) alinhados aos conceitos básicos da lean construction em ações práticas e de como fazer o acompanhamento do passo a passo das tarefas diárias a ser executadas e cumpridas e também do monitoramento dos custos mensais entre o orçado versus o executado real. FIG. 1
FIG. 1 – Equipe da A.Yoshi e da Corpore
Em seguida fomos fazer uma visita na obra do Grand Parc (02 Torres de 19 pavimentos) com objetivo de ver no “chão de fábrica” o como as coisas acontecem na prática do dia a dia. E levando em consideração, o como funciona a logística de materiais, fundamental para atender o 3º princípio lean ou seja, “fluxo continuo” da produção. Sem um fluxo adequado, não se consegue ser eficiente na produtividade e na qualidade. Neste quesito, aplica-se simultaneamente os conceitos do “jus in time” nos processos. FIG 2
FIG.2 – Visita no chão de fábrica – obra: Grand Parc
Após a visita e um bate papo, com troca de informações e conhecimentos muito prazerosos e produtivo entre todo o grupo, fomos almoçar juntos e continuar no compartilhamento de conhecimentos e boas práticas na construção civil. Uma parceria entre a A.Yoshi e a Corpore.
Ficou o convite ao Luis Carlos e sua equipe para uma nova visita, agora sim no Euro Garden, empreendimento de 34 pavimentos e com um trabalho 100% focado nos conceitos da lean construction desde o início dos trabalhos. Isto não aconteceu na obra do Grand Parc.