Gestão Lean Construction - Execução de Obras Residenciais – Parte 5
Planejamento de Médio Prazo – PMp
O planejamento de médio prazo (PMp - Fig.1) é o coração da gestão da produção nos canteiros de obras. De posse da missão que o engenheiro residente recebe de seu líder, ou seja, planejamento de longo prazo (PLp), ele vai precisar de montar o seu plano de trabalho para definir as suas “necessidades de recursos – 4Ms”, e assim, transformar o planejamento de longo prazo em ações concretas de realização do empreendimento residencial, comercial ou industrial.
Fig. 1 - PCP – Planejamento e Controle da Produção = PLp + PMp + PCp
Os engenheiros residentes e sua equipe de apoio, necessitam entender muito bem que o terceiro princípio lean denominado “fluxo contínuo”, para realmente acontecer, não poderá de forma alguma, faltar qualquer um dos 4Ms no local de trabalho, ou seja, no chão de fábrica da obra.(Não pode haver interrupção na linha de produção com fluxo contínuo)
Vamos relembrar quais são os 4Ms:
Primeiro, é o “M” da “mão de obra” necessária para transformar os materiais, com auxílio de máquinas e ferramentas alinhados com os processos executivos.
Segundo, é o “M” dos “materiais”, que precisam ser disponibilizados na “quantidade certa”, no “lugar certo” e no “tempo certo” (Jus n time).
Terceiro, é “M” das “máquinas e ou ferramentas”, que ajudará a dar maior velocidade no processo de produção, tais como: Gruas, elevadores cremalheiras, caminhões betoneiras, máquinas de furar, cortar paredes e pequenas ferramentas auxiliares.
Quarto, é o “M” de “metodologias de processos”, de como fazer determinada atividade com a melhor técnica, maior produtividade e excelente qualidade dos trabalhos.
O engenheiro residente, responsável por fazer a gestão dos 4Ms acima descrito, precisa ter uma rotina de trabalho muito bem definida e ser determinado para utilizar uma ferramenta de controle na produção de levantamento, da quantificação, das contratações, das compras dos 3Ms (MO + MAT + MAQ), dentro dos leads times definidos para atender o cronograma.
Na prática, faz se um “filtro no MS Project no período de 60 a 90 dias” (Vai depender do tamanho e da velocidade da obra – veja Fig. 2), pega-se o pacote de atividades que aparece neste filtro e exporta para uma planilha do Excel.
veja fig. 3, com as seguintes colunas:
1ª coluna – “nome da restrição” (um dos 4Ms)
2ª coluna – “data de início” para eliminar a restrição desta linha
3ª coluna – “duração prevista” para esta ação
4ª coluna – “meta de conclusão” da eliminação da restrição
5ª coluna – “nome do responsável” pela eliminação desta restrição
6ª coluna – “observações” – fazer algum tipo de anotação que seja importante
Fig. 2 – Filtro das Atividades 60 ou 90 dias – Planejamento de Médio Prazo
A gestão da planilha acima é feita pelo engenheiro residente. Ele terá várias linhas sob sua responsabilidade, para providenciar e eliminar restrições, assim como irá entrar várias outras pessoas da sua equipe em um trabalho conjunto.
É importantíssimo que “todos os dias, dentro de uma rotina de trabalho” o engenheiro dê uma repassada na planilha e verificar se tem algum tipo de alerta que precisa ser verificado.
E semanalmente ou em um período por ele definido, que reúna com todos os responsáveis que estão relacionados nesta planilha de PMp, para fazer as devidas verificações e cobranças por suas responsabilidades e assim, fará o processo andar no prazo, com “fluxo contínuo” principalmente na torre, com o trenzinho da produção, sinônimo de produção balanceada acontecendo em linha.
O engenheiro residente que conseguir fazer um trabalho muito bom aqui, está com meio caminho percorrido, para dar todo o suporte necessário em “jus in time” para o chão de fábrica produzir sem interrupção. É ali, que acontece o PCp ou planejamento de curto prazo e a produção ao mesmo tempo.
Fig. 3 – Planilha – Gestão dos Recursos 4Ms (Restrições)
E não tenho dúvidas de que, a equipe por ele liderado vai trabalhar sabendo de suas responsabilidades, motivada, conhecendo as suas entregas dentro de ciclos regulares, e compartilhando com uma entrega total de uma equipe que joga para ganhar o jogo sem pensar no “glamour” da individualidade, mas sim no coletivo.
"Todos por um e um por Todos."
No próximo artigo, vou falar do Planejamento de Curto Prazo (PCp), ou seja da produção no chão de fábrica e o seu acompanhamento diário com um modelo do trenzinho da produção, totalmente alinhado com os conceitos da lean construction.