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Gestão Lean Construction - Execução de Obras Residenciais – Parte 3


Planejamento e Controle da Oba

Para uma gestão de entrega de resultados, devemos montar e gerir o cronograma, ter o controle total do andamento dos custos do empreendimento utilizando profissionais preparados para:

Orçamento – Elaborar um orçamento totalmente estruturado com a EAP – Estrutura Analítica do Projeto.

Esta EAP é a mesma utilizada para montar o planejamento executivo da obra denominado “cronograma de longo prazo” e normalmente utiliza-se a ferramenta do MS Project para este trabalho, onde cada atividade a ser executada, será orçada através do levantamento dos recursos necessários para execução de todas as atividades da obra.

Fotos 1 – Reunião Diária – Cumprimento Meta – PCp – Planejamento Curto Prazo

Recursos – São eles: “Materiais”, “Mão de Obra”, “Metodologia”, “Máquinas” em geral e vamos denominá-los de 4Ms.

Gestão - Para conseguir fazer uma gestão profissional do acompanhamento dos custos da obra, o mercado utiliza-se como ferramenta ERP, em inglês significa “Enterprise Resource Planning” ou “ Planejamento de Recursos da Empresa”. Existem várias plataformas no mercado.

Aqui o segredo para conseguir gerir os recursos, é conseguir estruturar a EAP de execução 100% interligada com os 4Ms acima citados.

A “estrutura analítica do projeto” pode ser muito bem formatada de acordo com a lógica de execução, de preferência muito bem alinhada com um dos princípios da Lean Construction, denominado “Fluxo Continuo”.

É feito os levantamentos das quantidades de materiais e serviços, de cada atividade, em seguida são lançados no ERP e totalmente interligados. Esta formatação permitirá a verificação dos custos de cada atividade da EAP, separado em materiais e mão de obra (serviços). Desta maneira, consegue-se, fazer um acompanhamento mensal da evolução dos custos, utilizando indicadores de resultados.

Análise dos Desvios - Desta forma, a área de Planejamento e Controle da Obra, terá todas as condições, com o uso da ferramenta – ERP - para fazer as análises dos “desvios de custos” entre os valores de orçamento versus os valores reais consumidos mês a mês.

Com estes dados é possível entender “onde estão os desvios” e analisar os porquês daqueles das divergências, tomar as devidas ações, seja para este projeto em andamento ou para projetos futuros.

Melhorias Contínuas – Entendo as causas dos desvios de custos, pode discutir a solução para o desvio, testar e de depois adicioná-la ao processo, subindo um degrau e padronizar novamente. Ação totalmente alinhada com os conceitos da Lean Construcion.

Para conseguir sucesso nestas ações, é preciso alinhar totalmente o fluxo do processo desde o PMp (Planejamento de Médio Prazo) responsável pela “gestão dos recursos do 4Ms” de forma regular, para manter o fluxo do processo entre as solicitações de materiais de acordo os lead times já atrelado no ERP, às entregas na obra, seu recebimento correto e lançamento no sistema ERP.

E assim, todos os processos de produção – PCp (Planejamento de Curto Prazo) são atendidos com o apoio da gestão do PMp, lançando a suas necessidades de recursos através dos “requisições de materiais” feitas diretamente no sistema ERP.(Estes insumos já estão lançados no ERP)

Realinhamento das quantidades para efeito de pedido de compra:

Fotos 2 – Kit´s de Materiais – Logística JIT

Agindo de acordo com os conceitos da lean construction, ou seja, “produzir o máximo com o mínimo de recurso possível”, significa que é preciso comprar ou adquirir as quantidades teoricamente exatas. (incluindo perdas de processos)

E para isto, utiliza-se um mecanismo de teste real de consumo, na execução de uma unidade residencial denominado “protótipo” para fins de: verificação de interfaces de projetos, detalhes executivo, detalhes de acabamentos..etc e também uma verificação inicial de quantidade de cada tipo de atividade que compõe uma unidade residencial.

Para efeito de quantidade, um apartamento é um universo muito pequeno. O recomendável é validar este quantitativo em dois ou três pavimentos tipos. Assim teremos quantidades muito próxima do real.

Com estas quantidades, monta-se cadernos específicos para a gestão da logística de materiais. Com as validações, a área de planejamento e controle, faz os ajustes de quantidades do orçamento da obra (ERP), permitindo uma compra mais racional e controlada. (Vou descrever melhor, este processo quando falar dos processos de produção de kit´s de materiais para abastecer via jus in time as unidades em produção)

No próximo artigo, vou falar sobre a primeira parte do Planejamento Executivo Executivo do Empreendimento – PLp (Planejamento de Longo Prazo)

Rogerio Cardoso


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