top of page

O Sistema de Produção da Lean Construcion – Parte 5/10


Agora que passamos pelo conceito de Desperdício, podemos introduzir o conceito de Sistema de Produção. Ele deve ser desenvolvido e implementado de maneira sistemática na empresa e ter como foco a padronização e transparência de todos os processos, através de seus Princípios e Ferramentas, apoiar a redução e a eliminação de desperdícios e o aumento da performance e resultados.

O Sistema da Produção para uma Construção Enxuta – “base da Lean Construction” – é parte fundamental do modelo de gestão de uma empresa do segmento da construção civil e de suma importância para o sucesso de sua implementação. Ele tem de ser estruturado de forma a complementar o Sistema de Gestão Integrado Corporativo e de Tecnologia da Informação da empresa.

Figura - Desdobramento do Modelo de Gestão Integrado e Sistema de

Produção e Ferramentas


Um Sistema da Produção deve levar em consideração além do conceito JIT (Jus In Time) e também o Conceito dos 5Cs, uma versão mais detalhada do JIT, ou seja:

A Peça e/ou material ............................Certo

Na qualidade.........................................Certa

No momento..........................................Certo

Na quantidade.......................................Certa

No local certo.........................................Certo

Cada um dos Pilares ou Princípios, possui um objetivo específico. Em um caso ideal, a implementação de um Sistema de Produção possui uma ordem a ser seguida, a qual deverá ser adaptada ao estado pretendido em cada empresa ou projeto e, como consequência, em cada um dos seus Negócios. Neste material trataremos especificamente dos conceitos para os processos de produção.

No próximo artigo parte 6-10, vamos comentar cada o pilar ou princípio do FLUXO CONTÍNUO

Fonte: Iopex



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page