top of page

O Sistema de Produção da Lean Construcion – Parte 3/10


No primeiro cenário, ilustração à esquerda, mostra uma situação normal de nossos processos de produção nos canteiros de obras.

Todos os dias temos muitos problemas a serem resolvidos e, na maioria das vezes, não conseguimos encontrar a causa-raiz dos mesmos, os excessos de recursos e desperdícios (na figura acima: volume de água está bem acima do iceberg e/ou problemas) nos deixa longe da solução, levando-nos constantemente a uma situação de “apagar incêndios”.

Resolvemos um problema aqui e outro acontece ali. Os dias passam e o excesso de problemas não nos deixa encontrar as melhorias necessárias em nossos processos para aumentar sua “performance e lucratividade”.

A única forma de sairmos desta situação é aprendermos a separar as atividades que realmente agregam valor aos processos dos Desperdícios.

Quando fazemos isso, conseguimos enxerga-los claramente, dessa forma, podemos atuar de maneira focada e com as suas ferramentas adequadas para que possamos reduzí-los ou eliminá-los.

Através da análise da causa-raiz dos problemas encontrar a solução adequada e iniciar novamente o ciclo de melhoria do atuando em outro problema, como o PDCA (Plan-Do-Check-Act), MASP (Método para Análise de Solução de Problemas) entre outras. Os Resultados são realmente fantásticos.

O IOPEX, vem trabalhando no setor da construção com 9 tipos de Desperdícios básicos que podem ser encontrados em todos os locais de uma obra.

Além dos 7 tipos conhecidos da Lean Construction e utilizados em outros mercados, na Construção os desperdícios de “Área” e, principalmente, de “Atrasos”, também devem ser levados em consideração.

No artigo seguinte – Parte 4/10 – Vou descrever os 9 Desperdícios das nossas obras.

Fonte:Iopex


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page