top of page

O Sistema de Produção da Lean Construcion – Parte 1/10


Os Diversos modelos de Sistema de Produção já foram desenvolvidos e introduzidos na indústria e em diversos outros setores. Para se alcançar processos lean na Construção, é preciso introduzi-los também, porém, com algumas adaptações.

A produção é associada constantemente com “processos de produção”. Segundo Glenn Ballard e Gregory Howell, ela é compreendida como projeto e a produção de objetos. Quando uma coisa é projetada e produzida pela primeira vez, isso constitui a forma elementar de um Sistema de Produção.

Em consequência, projetos de construção são interpretados como sistemas de produção “temporários”, pelos quais são, com frequência abastecidos com material, informação e recursos. Eles perseguem três metas básicas: a “fabricação de produtos”, a “maximização de valor” e a “minimização de desperdícios”. A gestão da produção e do projeto tem a tarefa de projetar, executar e aperfeiçoar o Sistema de Produção.

Sistema de Produção descrevem as regras fundamentais da organização da produção e determinam como os processos serão estruturados, implementados e mantidos. Eles mostram, por meio da composição sistemática de princípios e ferramentas, como os processos de produção deve acontecer.

Pela introdução de um Sistema de Produção, a visão das atividades isoladas é dirigida para todo o sistema. O requisito básico para a implementação bem sucedida de um Sistema de Produção na Construção é uma mudança de paradigmas.

A gestão do projeto deve ter foco no cliente e “priorizar a produção como principal processo”, ou seja, como “processo puxador”. A prioridade da aplicação de um Sistema de Produção está no “local do valor agregado”, ou seja, no “canteiro de obras”.

“Gemba”, em japonês significa “local onde as coisas acontecem”. No Gemba é gerado o valor agregado, que produz efeito sobre a satisfação do cliente. Portanto ele deve ser o local de todas as melhorias. As metas para melhorias devem focar, prioritariamente, “o processo produção”.

O ponto de partida da análise dos desperdícios e das medidas de melhorias é o “canteiro de obras”, como local de agregação de valor. A partir daí melhorias podem, gradativamente, atingir outros processos e outras áreas da empresa.

Um dos principais fundamentos de um Sistema de Produção é possuir metodologias e ferramentas que propiciem dar foco na “eliminação e redução dos Desperdícios”, bem como a padronização dos processos. E para podermos enxergar os Desperdícios precisamos entender o seu conceito, respondendo a 3 perguntas básicas:

No próximo artigo, publicaremos: O Sistema de Produção da Lean Construcion – Parte 2/10

Fonte:Iopex


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page