top of page

A Lean Construcion – parte 5/5 – Artigo Especial


“Lean Project Delivery System – LPDS”

O LPDS foi desenvolvido por Glenn Ballard e o primeiro modelo foi divulgado em 2000, ou seja, 2 anos após o surgimento do termo Lean Construction criado pelo IGLC (Koskela). A versão aqui a ser apresentada é uma nova versão divulgada em 2008. O LPDS é uma ferramenta “integradora” que nos possibilita “visualizar todas as fases de um projeto”, dando a ele um enfoque LEAN.

LPDS se define como um processo “colaborativo para a Gestão de um projeto ao longo de todo o seu ciclo de vida.” Ele envolve a equipe de projeto para alinhar os propósitos, os recursos e as restrições. Sua abordagem fornece um enfoque por etapas. Definição do projeto, Desenho LEAN, Fornecimento LEAN, Execução/Montagem LEAN e Utilização. O controle da Produção, Estruturação do Trabalho e o Ciclo de Aprendizagem acontecem continuamente ao longo de todo o projeto e cada uma das etapas contém atividades e marcos a serem cumpridos à medida que se avança.

Neste modelo, o cliente ou proprietário do projeto “determina o custo permitido”, sou seja, o “valor máximo para o negócio” (abordagem LEAN para o custeio de obra). Então, o time do projeto tem como meta entender os detalhes e “oferecer o menor valor para o cliente”, eliminando todas as atividades que não agregam valor.

Para isso, o cliente ou proprietário utiliza “acordos para gerir e executar o projeto de forma integrada” com a equipe de desenho, com o construtor e subempreiteiros. Neste momento, outros agentes ou participantes podem ser incluídos no processo para apoiar na “redução dos custos e aumento da satisfação do cliente.”

Conformem podemos ver na figura acima, a Gestão da Produção durante o ciclo de vida do projeto é formada pelo “Controle da Produção e Estruturação do Trabalho”, indicadas nas barras horizontais da arte inferior.

Segundo Ballard, a sistemática de retroalimentação dos processos neste modelo é realizada através do Ciclo de Aprendizagem, equivalente ao PDCA que conhecemos.

Fonte:Iopex


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page