top of page

A Lean Construction – parte 1/5


Levando-se em conta que toda obra é “um projeto único e completo”, poucas empresas procuram atualmente melhorar e inovar suas estruturas de projeto/obra, através de uma otimização total em seus processos administrativos e de execução.

Tais empresas ainda “são marcadas por modelos tradicionais e artesanais de Gestão e Produção”. Nesse ponto, uma olhada mais além, em direção a outros mercados e tipos de indústria pode valer a pena.

No Brasil, ainda predomina no ramo conceitual de Construção como puro processo de transformação, em que deixa pouco espaço para otimizações.

“A abordagem de fluxos e a diferenciação entre atividades geradoras de valor e as que não geram valor para o cliente, nem sempre são prioridades na Construção convencional”.

Este e outros fatores foram elementos cruciais para o impressionante aumento na produtividade na industria automobilística e demais similares.

Em âmbito internacional, a situação nesta área encontra-se mais avançada. Com o nome de “Lean Construction ou execução de projetos/obras de Construção Enxuta”, tenta-se transferir a filosofia da Produção Enxuta para a produção em canteiro de obras.

O sucesso de muitos projetos/obras já realizados demonstram que existem potenciais consideráveis desta filosofia de produção para o setor da Construção Civil no Brasil.

Na literatura são citados, via de regra, como causas disso, as enormes diferenças entre a produção estacionária ( Industria em Geral) e a Construção Civil, assim como a alta complexidade dos projetos/obras.

Por outro lado, no passado, nunca foi imposta uma “pressão tão alta da concorrência por semelhantes aumento dos resultados, produtividade e prazos”, como atualmente na Industria da Construção Civil.

“As margens operacionais dos projetos/obras caíram significativamente”, por isso, com o aumento considerável no número de concorrentes no mercado, este tema tem sido pauta da grande maioria das empresas que desejam se firmar e crescer no mercado.

No próximo artigo – parte 2/5

Fonte:Iopex


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page