top of page

HACKATHON CONSTRUTECH “STARTUP” - LONDRINA PR – 2018


Na Foto – Coordenadores dos Trabalhos e os 03 Grupos Vencedores

Para os que não conhecem o termo HACKATHON, significa HACK (vem de Hacker) e ATHON (vem da palavra Maratona em inglês -Marathon), ou seja, é uma “maratona de Hackers” (pessoas ou profissionais altamente estudiosos em um determinado assunto) de Engenharia, de Marketing, de Desenvolvimento de Processos.

A maratona é formada por vários grupos compostos de vários profissionais, porém com especialidades diferentes para compartilhar conhecimentos com determinado objetivo. E neste caso, é para criação das “startups”.

O Sinduscon Norte do Paraná, promoveu um Hackathon com apoio do Ceal, Senai, Sebrae e várias empresas do setor da construção civil da região. O evento teve como objetivo principal, desenvolver “Inovações para o setor da construção civil” através da criação de empresas “STARTUPS” com produtos ou serviços inovadores voltados para o setor.

“Startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.”

Foram inscritos neste Hackathon, 13 grupos totalizando 64 pessoas com formações diversas, a partir de: técnicos nas áreas civil e tecnologia da informação, assim como engenheiros civis, engenheiros na área elétrica, engenheiros na área de TI, profissionais de desenvolvimento de processos, de marketing..etc.

No apoio de conhecimentos técnicos, de gestão e da “experiência prática” de vários profissionais das áreas citadas, que trabalharam como “Mentores Voluntários” no projeto acima, com duração de 40 horas de trabalho (os grupos) ininterruptas.

Fui um dos mentores. Vivi uma experiência inovadora e gratificante, por conviver, apoiar, discutir e ajudar a validar algumas ideias e projetos de modelo de negócios.

Os resultados foram acima das expectativas dos Organizadores. A banca julgadora, formada por profissionais das empresas do setor da construção civil, tiveram dificuldades para avaliar os projetos de negócios apresentados.

Os critérios de avaliação foram: 1. Modelo de Negócio (Mercado & Monetização) - 2. Inovação & Experiência do Usuário – 3. Maturidade da Solução – 4. Composição & Experiência do Time – 5. Benefício & Impacto.

Os três projetos com modelos de negócios “vencedores” foram na área de: Pós Ocupação e Manutenção Predial, outro na área de Planejamento e Gestão de Obras e o terceiro na área de Recursos Humanos. Os grupos estão na foto anexa

.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page