A Construção Civil e suas Particularidades – parte 3/3
Modelo de Produção – uma grande diferença entre a indústria e a Construção Civil é a “orientação ao prazo de entrega”. Na indústria, os objetivos são orientados às “quantidades produzidas”.
A meta é uma “regressão no custo fixo” pela produção do numero planejado, dentro de um prazo definido. (Tempo Takt)
Na Construção Civil, por outro lado, devido ao longo prazo das obras e da “concentração da produção em apenas um produto”, a variável decisiva não é a “quantidade”, mas o “prazo”.
O desempenho não é medido pelo número de produtos manufaturados, mas pelo término do produto final (Unidade Residencial), dentro do prazo acordado.
Exatamente neste ponto, encontra-se uma das alavancas para o aumento dos resultados financeiros, pois na Construção Civil, em alguns poucos casos, o término antecipado de parte de um projeto ou fase do mesmo, muitas vezes libera recursos (pessoas, equipamentos etc...) e, em parte, pode ser remunerado pelo cliente.
Este é um paradigma que realmente deve ser quebrado, pois nem sempre o término antecipado de parte de uma obra ou fase, significa um aumento de lucros.
Como os profissionais da Construção Civil focam seus esforços nas variáveis “prazo” e “custos” e ainda não estão acostumados a trabalhar com o foco no “ritmo de produção” (Tempo Takt), utilizam sempre que possível, o termo “antecipar a frente de serviço”, para adiantar a obra ou parte dela.
Porém, assim como a indústria, onde “qualquer alteração do Tempo Takt” faz com que o “conteúdo de trabalho” de todas as estações se altere e com ele todo o balanceamento da mão de obra, o mesmo acontece na Construção Civil.
Mais adiante (outros artigos) falaremos mais especificamente sobre este tema e veremos que qualquer mudança no Tempo Takt, deve ser planejada e estruturada com cuidado e bastante atenção, pois alterará toda a cadeia de valor do projeto (Empreendimento) e, com isso, a sequência construtiva, a Programação do Takt e todas as entregas dos processos de suporte para a Produção.
Fonte:Iopex