top of page

Sistemas de Recebimento e Armazenagem de Grãos - Como ser eficiente na construção da unidade?


Ser enxuto nada mais é do que fazer o máximo com o mínimo de recursos aplicados. Ou seja, é entregar resultados com altíssima eficiência.

Aliado à minha experiência de mais de 1.000.000 m2 de obras construídas e entregues rigorosamente no prazo, gostaria de alertar as empresas, principalmente da área do agronegócio sobre as suas dificuldades na gestão e recebimento das suas obras nos prazos inicialmente estabelecido com seus fornecedores e os prejuízos causados quando não se consegue iniciar o recebimento da safra no início da colheita.

Segundo o grupo de pesquisadores da IGLC, 70% da entrega de resultado eficiente é decorrente da gestão muito bem alinhada com todos os fornecedores envolvidos na construção do referido empreendimento.

Uma dica que gostaria de deixar para os empresários do agronegócio, é a importância da contratação de profissionais experientes no gerenciamento de grandes obras, para desempenhar um papel de fundamental importância nos investimentos das ampliações das suas unidades de recebimento e armazenagem de grãos. Este profissional tem como papel fundamental: gerir, interagir e alinhar as necessidades do empresário com os fornecedores contratados e “fazer acontecer” as ações planejadas.

Recentemente visitei algumas obras do setor e posso afirmar que tais obras estão perdendo performance e, obviamente, dinheiro. Canteiros totalmente desorganizados, sem layout de logística, grandes estoques de equipamentos de processos, cronogramas de obras desencontrados entre construtora, montadora dos equipamento de armazenagem e outros, ou seja, fornecedores trabalhando totalmente desalinhados. E como consequência, vem os desgastes entre cliente e seus contratados em relação aos prazos das obras, desperdícios de recursos de tempo e dinheiro na busca de recuperar prazos, problemas de qualidade decorrente da correria e desencontros.

Por fim, está claro que todos stakeholders do projeto saem perdendo quando um profissional experiente de gerenciamento de projetos não participa da construção do empreendimento.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page