top of page

Engenheiros de Londrina ganham certificado no 1º Curso Gestão Lean Construction em Londrina.


Há algum tempo vi a necessidade de compartilhar meus conhecimentos de mais de 35 anos de experiência na engenharia civil. Através do incentivo de amigos e colegas de profissão, resolvi que era o momento certo para embarcar no universo acadêmico. A partir daí, nasceu o 1º Curso Curso Gestão Lean Construction em Londrina. Foi realizado nos dias 18 e 25 de novembro com carga horária total de 16h.

O objetivo do curso foi levar os conhecimentos e práticas do STP que contém o “Jus In Time e Automação” que foram traduzidos para uma linguagem de interesse do segmento da construção civil através de um grupo de pesquisadores denominado “IGLC – Internation Group for Lean Construction” dirigido pelo Eng. Civil Lauri Koskela da Finlândia apartir de 1992.

Com foco na ferramenta denominada “PCP – Planejamento e Controle da Produção”, foi ensinado através de cases (fotos e vídeos) e exercícios práticos, de como o engenheiro monta as “três fases” que compõem o PCP da obra.

Primeiro foi o “PLp – Planejamento de Longo Prazo”, onde é caracterizado as datas marcos de entrega e suas fases intermediárias a serem cumpridas. Na torre, define-se as atividades e aplica os conceitos do takt time e do balanceamento das atividades de forma fazer o fluxo contínuo acontecer nas atividades da torre.

Segundo foi “PMp” – Planejamento de Médio Prazo”, onde o engenheiro e alguns colaboradores de sua equipe, irão trabalhar usando duas ferramentas da microsoft ( Ms Project e Excell) para extrair do PLp, um grupo da atividades localizadas entre um período de 60 dias. Nesta planilha, o engenheiro irá levantar através dos 4Ms (Material, MO, Maquinas e Métodos) os recursos ou restrições a ser identificadas, quantificadas, providenciadas com prazos de início e fim, com um monitoramento do avanço de forma regular e determinado. Aqui o engenheiro precisa ser muitíssimo determinado junto a sua equipe para fazer acontecer.

Terceiro foi “PCp” – Planejamento de Curto Prazo”, aqui o engenheiro irá com apoio da equipe da produção, definir as tarefas de cada atividade e lançar em uma planilha de controle do takt time de forma diária junto com a equipe de encarregados no final de expediente, em pé e enfrente dos quadros de indicadores da obra no chão de fábrica. Reunião de no máximo 30 minutos.

Para que o curso pudesse ficar o mais didático possível, utilizei diversos métodos, exercícios e dinâmicas para que os alunos pudessem simular o dia-dia de uma obra aplicando os conhecimentos Lean Construction.

No geral os participantes - com experiência média de 10 anos e atuando nas principais empresas da cidade, ficaram satisfeitos e animados em poder aplicar e colher os bons resultados.

“Agora que aprendi na prática o Lean Construction, sei exatamente qual é o GAP na minha obra e vou poder contribuir para reduzir desperdícios e consequentemente aumentar a rentabilidade. Estou ansioso pelo resultado” comenta um dos alunos.

“Não imaginava que conseguiríamos aplicar o conceito Lean na Construção Civil. Realmente desmistificou essa ideia para mim e pretendo disseminar na empresa onde trabalho” completa outro estudante.

Esse foi o primeiro de muitos cursos que pretendemos realizar no país a fora, com intuito de compartilhar conhecimentos e trocar experiências para que possamos, juntos, evoluir e aprimorar as técnicas inovadoras na construção civil no Brasil.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page