top of page

Aplicação dos conceitos Lean aumenta a rentabilidade das empresas do segmento da construção civil


Ao Iniciar este artigo, volto ao século passado, quando o Japão depois da segunda guerra mundial estava arrasado, sem recursos financeiros, com muito pouco recursos naturais e qualidade baixa de seus produtos.

E aí inicia a história do surgimento da Toyota Company fundada pela família Toyota onde, naquela época, criaram o Sistema Toyota de Produção (STP) e teve como um dos seus principais implementadores do sistema o Engenheiro Taichi Ohno.

A criação do STP, foi motivada pela alta produção da Ford (USA) com sua linha de produção em série Ford T preto. A produção da indústria americana era oito vezes maior do que a Toyota. Tinham equipamentos pesados de alta produção em série e capital abundante.

Como a Toyota não tinha capital disponível, foram buscar alternativas economicamente viáveis. Focaram seus estudos em como aumentar a produtividade da linha de produção sem grandes investimentos financeiros.

E aí veio uma inovação para aquela época. A primeira foi o pilar “jus in time-JIT” - Produzir a quantidade certa, no momento certo e disponibilizar no lugar certo sob demanda, denominado no STP de “produção puxada.” Nos processos internos de produção, o processo posterior puxa o processo anterior peça por peça.

E o segundo foi à “autonomação” que significa não produzir defeitos na linha. Resultado, a produtividade e qualidade da Toyota aumentou de forma significativa e com melhorias constante em seus processos e já na década de 1970, era considerada uma empresa global de referência em produtividade, qualidade e rentabilidade.

A empresa de Consultoria RC Lean Construction tem como objetivo ajudar as empresas de pequeno e médio porte a implementar os conceitos Lean nos processos de execução das obras, aumentando a produtividade e rentabilidade do negócio.

RC Lean Construction, oferece entre outros produtos, os processos de:

1. Gestão de Obra – Planejamento e Controle da Produção – PCP.

2. Implementação, balanceamento e controle do tack time – Workshop.

3. Projeto de Layout de canteiro e logística de materiais alinhado com o PCP – dimensionado. 4. Gestão visual dos estoques – Kanban.

5. Gestão da produção e distribuição de argamassas – Kanban.

6. Gestão distribuição transporte vertical de kit´s de materiais – Kanban.

7. Processos de Kit´s – Desenvolvimento e Montagem de Kit´s de Materiais.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page