top of page

Desconexão entre o curriculum de engenharia das faculdades e as reais necessidades das empresas do m


Quero voltar um pouquinho no tempo e falar sobre os estágios de engenharia na cidade do Rio de Janeiro. Em 1979 comecei fazer estágio em obra. Evidentemente ainda não tinha um CIEE – Centro Integrado de Empresa Escola para fazer o link entre empresa e a escola que ao meu ver é muito mais burocrático do que prático.

Estudei a noite e a partir do 2º ano iniciei o meu estágio em uma empresa chamada Gethal Formas, que trabalhava com sistema de formas prontas e sob medida paras obras comercial, industrial e residencial.

Tive oportunidade de trabalhar 04 anos como estagiário de engenharia, sendo um ano na Gethal Formas e três anos em uma empresa de edificações residenciais. E como eu lia bastante sobre gestão de obras, principalmente li e reli o livro – Qualidade Total, autor: Americano Edward Deming. Tudo isto (autoconhecimento) me ajudou à aplicar na prática do dia a dia nas obras que trabalhei ainda como estagiário.

Com o passar dos anos, vivenciando com dezenas de estagiários de engenharia em vários tipos de obras e em várias cidades do Brasil, percebi que muitos dos alunos tinham feito uma parte de estágio em outras empresas de construção. E uma grande parte delas, não tinham um programa de estágio de engenharia preparado para que o estudante pudesse ter oportunidade de aprender e viver técnicas mais profissional de gestão de obras.

E de uma forma mais ampla nas faculdades de engenharia no Brasil, não tem uma disciplina que foca em uma gestão mais profissional e também mais direcionada para as necessidades das empresas, em maximizar ao máximo o uso dos recursos necessários para executar uma obra, associando aos conceitos da lean construction ou a construção enxuta.

E para atender as necessidades de competitividade das empresas construtoras, nós engenheiros precisamos vender na prática os nossos conhecimentos de gestão profissional de obras e aqueles que tem esta deficiência, por não ter tido oportunidade de fazer um bom estágio em uma empresa mais conceituada ou aqueles que tem sua prática de gestão de obras na forma convencional, sugiro ler e conhecer de forma mais profunda os conceitos da Lean Construction ou Construção Enxuta que vem revolucionando a produtividade mundo a fora.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page