top of page

Princípio 04 - Produção Puxada


Lean Construction e seus 05 princípios básicos

Dos cinco princípios básicos da lean construction, já falei sobre três deles : Valor, Fluxo de Valor e Fluxo Continuo. Somente para relembrar o fluxo continuo, significa dar fluidez aos processos e atividades de forma que nenhum processo ou atividade pare mesmo que momentaneamente no chão de fábrica pela falta parcial ou total de qualquer um dos quatros principais recursos chamados de 4Ms. ( Mão de Obra, Materiais, Métodos, Máquinas).

A Produção puxada permite inverter o fluxo produtivo, ou seja, as empresas não mais empurram os produtos para o consumidor (liquidação de estoques) por meio de descontos e promoções. O consumidor passa a puxar o fluxo de valor , reduzindo a necessidade de estoques e valorizando o produto. Sempre que não se consegue estabelecer o fluxo contínuo, conectam-se os processos por meio de sistemas puxados.

Vou tentar exemplificar o sistema puxado na construção civil. Consideremos hipoteticamente a execução de um empreendimento residencial com 20 pavimentos tipos. Vamos considerar 04 atividades repetitivas do pavto tipo. (1) Alvenaria, (2) Instalações elétrica e hidrossanitária e (3) reboco interno, (4) Contrapiso. Quem (cliente interno em processo) puxa a produção em fluxo continuo (planejamento com takt time ou ciclo, em linha de balanço) na execução das atividades dos pavimentos tipos da torre é a atividade posterior ou seja, alvenaria do 1º pavto concluída 100%, puxa a execução das instalações elétrica e hidrossanitárias do 1º pavto. Em seguida concluída 100% esta atividade, ela puxa a próxima que é a execução do reboco interno do 1º pavto. Idem para conclusão do reboco interno 100% e inicia à atividade do contrapiso. E toda esta produção precisa acontecer em fluxo continuo, ou seja, com o mesmo ciclo ou tack time da linha de produção.

Este processo é como se fosse um trem com dezenas de vagões e cada vagão contem as atividades a ser executada no ciclo ou takt time definido na linha de balanço. O engenheiro que conseguir pilotar este trem sem paradas inesperadas conseguirá entregar o seu empreendimento no prazo acordado, com qualidade, cliente satisfeito e com excelentes resultados financeiros a seu empregador. Já disse anteriormente, que nós gestores de obra somos iguais a Técnicos de futebol. Se não entregar resultados perde o emprego.

No próximo artigo, vou falar sobre : Princípio 5 – “ Perfeição


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page