top of page

Princípio 03 - Fluxo Contínuo


Falei nos artigos anteriores referente aos Princípios Valor e Fluxo de Valor. Neste último o objetivo principal é identificar e procurar minimizar ao máximo os desperdícios nos processos, caracterizando assim, os conceitos da lean construction..

Neste artigo, vou tentar narrar de maneira a facilitar o entendimento do terceiro princípio lean, denominado Fluxo Contínuo dos processos e atividades, focando no segmento da construção civil com as edificações residenciais verticais. A expressão fluxo contínuo significa dar fluidez aos processos e atividades de forma que nenhum processo ou atividade pare mesmo que momentaneamente no chão de fábrica ( exemplo: obra - execução de uma torre de 20 andares com 4 aptos/andar ) pela falta parcial ou total de qualquer um dos quatros principais recursos chamados de 4Ms ( Mão de Obra, Materiais, Métodos, Máquinas) no PCP.

Estes recursos devem ser muito bem trabalhados pela engenharia e equipe de apoio no Planejamento de Médio Prazo (PMp) citado em meu artigo 02 no Linkedin. A eficiência da engenharia neste trabalho de PMp é fundamental para garantir os recursos (4Ms) necessários para manter o Fluxo contínuo dos processos e atividades da torre, garantindo assim a maximização no uso dos recursos, no cumprimento dos prazos, na qualidade que trará satisfação do cliente e com riscos mínimos à segurança dos colaboradores.

Outro ponto fundamental para manter o Fluxo Continuo é utilizar a linha de balanço no planejamento executivo das atividades da torre (cronograma). É preciso estudar e definir qual será takt time ou ritmo das atividades da torre através dos conceitos da linha de balanço. Elas devem ter o mesmo rítimo ou takt para não parar os processos com descompassos. É como um trem de carga, se um vagão tiver um problema o trem irá parar.

E o tempo parado será determinado pelo tamanho do problema do vagão a ser resolvido ou em nosso caso, quando temos interrupção no fornecimento jus in time de um dos 4Ms ( recursos acima citado). Quanto maior for os problemas de falta de recursos ( 4Ms) não sincronizados durante a execução dos processos, mais paradas e descompassos acontecerão, resultando assim, em improdutividade, retrabalhos, consumo de materiais, atrasos de obras, estouros de orçamentos e insatisfação dos clientes.

Na foto acima, temos um supermercado de materiais da obra, contendo 04 kit´s de eletrodutos e acessórios ( uma atividade ) na quantidade certa, com os apartamentos identificados nos kit´s, aguardando o momento certo (JIT) para que a equipe de logística possa disponibilizar estes kit´s na expedição do dia, agendado pelo PCp ( Planejamento de Curto Prazo ) e pronto para o transporte vertical na hora prevista (JIT) de acordo com o quadro de gestão de materiais. Vou falar em um breve artigo, sobre o processo de gestão de transporte interno de materiais na obra.

No próximo artigo, vou falar sobre : Princípio 4 – Puxar


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page