top of page

Lean Construction : Eficiência, Produtividade e Qualidade nos Canteiros de Obra


Durante os anos que estudei na “Sociedade Universitária Augusto Motta – SUAM” no Rio de Janeiro, ( formado em 1982 ) o tema acima já trazia uma certa “ adrenalina “ para mim. Comecei a ler vários livros na área da engenharia e um deles que ainda tenho em minha estante é do americano “ W. Eduardo Deming” com o tema do livro – “ Qualidade: A Revolução da Administração ”.

O Deming foi um dos “Gurus” que ajudou a indústria japonesa a elevar o nível da qualidade da industrial japonesa nos anos 1950/1960 ao lado do Sistema Toyota de Produção. Uma das frases ditas pelo Deming em seu livro, era que o engenheiro tinha a necessidade de ser muito mais “um artista do que técnico” para saber lidar com o fator humano “ pessoas “ , um dos " principais pilares da produtividade "na busca pela eficiência, produtividade e qualidade tanto para o Professor Deming quanto para o Sistema Toyota de Produção.

Em 2013, aconteceu no Brasil - Fortaleza, "o 21º IGLC (International Group for Lean Construction)" e tive a oportunidade de participar deste Congresso Mundial. Profissionalmente estava vivendo na pele as nossas dificuldades e necessidades de melhorar a eficiência na gestão da produção de nossos canteiros de obras e na época, estava com 25 torres em andamento nas cidades de Londrina e Maringá no Paraná.

O segmento da construção no Brasil, estava vivendo naquele período, um “boom enorme” e como consequência faltavam os principais recursos (materiais, mão de obra e equipamentos) o que dificultava ainda mais a gestão da produção das nossas obras e principalmente o desafio de entregar os empreendimentos no prazo acordado com os clientes. O que mais se viu no Brasil neste período, foram as grandes Construtoras de São Paulo, atrasando as entregas aos seus clientes e como consequência amargando enormes prejuízos financeiros.

No congresso, algumas empresas da América do Norte e da Europa, fizeram apresentações de “Cases”, onde o “PCP – Planejamento e Controle da Produção” era a metodologia de gestão mais utilizada nas apresentações citadas, tanto em obras industriais quanto nas residenciais. Teve o dia chamado " Gemba Day " em Fortaleza que foram as visitas em obras das Construtoras da cidade, com várias aplicações práticas dos "conceitos lean” de como melhorar a eficiência, produtividade e qualidade nos canteiros de nossas obras. No próximo artigo, vou falar de forma resumida sobre a metodologia do PCP que me ajudou bastante.

Esse ano o congresso acontecerá de 9 a 12 de Julho na Grécia. Para mais informações entre no site http://www.lc3-2017.com/


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page