top of page

Ganhos na gestão dos desperdícios de materiais podem ultrapassar a 500%


Metodologia Lean Construction

Vou abordar neste artigo, os resultados do trabalho feito por mim e minha equipe de engenheiros no levantamento de dados anteriores, entre 2009 e 2014, via sistema ERP (Planejamento de Recursos da Empresa ) em 9 torres, com apartamentos variando de 70 a 250 m2 de área construída por apartamento. Este dados funcionou como benchmarking para “ acompanhar os resultados nas obras em execução”, utilizando na gestão da obra o PCP (Planejamento e Controle da Produção) e com as ferramentas : PMp (Planejamento de Longo Prazo), PMp ( Planejamento de Médio Prazo ) e PCp (Planejamento de Curto Prazo ) mencionado no artigo 2.

A média dos desperdícios na gestão dos recursos financeiros medidos nas 09 torres acima mencionado no processo anterior à Lean Construction e neste caso vou citar somente o processo do pacote de atividades que engloba os MATERIAIS: revestimento de piso cerâmico, revestimento em cerâmica de parede, argamassas de aderência, rejuntamentos, soleiras e bit´s de granito, espaçadores de plásticos (apartamentos) foi de 19,94% superior ao valor do orçamento de materiais para aquele pacote de serviços.

Com aplicação dos conceitos da lean construction nos processos de logística atrelado aos materiais, foram criados kit´s de materiais por apartamento, de acordo com o pacote de serviço, onde foi elaborado um processo padrão de como montar cadernos que ensinam ( aqui entra os critérios criados nos conceitos JIT) a equipe de logística a preparar e montar os kit´s de materiais na quantidade certa, disponibilizando os kit´s nas baias de expedição e os mesmos, posteriormente, sendo transportados pela equipe de logística (JIT) no momento certo e para o lugar certo.

É bom ressaltar, que os ganhos está na eficiência da gestão da engenharia da obra, pois um determinado pacote de serviços, pode estar orçado para mais ou para menos. Se tiver orçado para mais, os critérios de montagem de kit´s para cada pacote de serviço, faz com que se compre somente o necessário, evitando material a mais e sobrar, perdendo dinheiro. Sem contar com os 07 desperdícios do lean que precisam ser identificados e eliminados. Se tiver orçado para menos, a diferença vai ser encontrada na montagem dos kit´s e assim providenciando a complementação em tempo hábil para manter o “ fluxo continuo “ da produção na torre. E ai, as diferenças ficarão claras para a empresa e para o gestor da obra

Conclusão: Depois de concluir 8 torres com os processo de kit´s de materiais, o desperdícios na gestão de materiais deste pacote de serviço, caiu para 1,08%, ou seja, um ganho de 541,62%.

Próximo Artigo : Lean Construction

" A importância de um Projeto de Logística de Materiais no ganho de Produtividade em um Canteiro de Obras "


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page